Matéria

  • Home /
  • Impermeabilizacão de paredes - 5 dicas para ter sucesso

Impermeabilizacão de paredes - 5 dicas para ter sucesso

Impermeabilizacão de paredes - 5 dicas para  ter sucesso

Identifique qual a origem da umidade em sua parede: Um ponto fundamental é identificar a origem da umidade em sua parede, sem isso você poderá escolher um tratamento inadequado e não resolver o seu problema.

Os casos mais comuns de umidade em uma parede são:

  • Umidade devido a água da chuva;
  • Umidade ascendente oriunda do solo;
  • Umidade devido a problemas na drenagem pluvial ou instalações hidráulicas;
  • Umidade em paredes que são utilizadas como muro de arrimo e estão em contato direto com o solo;
  • Umidade devido a utilização, em áreas molhadas como lavanderias.

Alguns dos casos citados acima não é necessário impermeabilizar a parede e sim corrigir os problemas de drenagem e hidráulicos que existirem na residência. 

Avalie o material da parede: Outro fator que interfere na execução de impermeabilização de paredes é o material constituinte. Por exemplo, uma parede pode ser executada de diversas formas, com blocos de concreto, blocos cerâmicos, tijolos maciços e até mesmo concreto. Em especial, para a umidade ascendente, existem técnicas adequadas para o tratamento conforme cada tipo de material constituinte da parede. Pois, cada material possui características diferentes, em especial a porosidade. 

Trate a superfície da parede de forma adequada: Antes de aplicar o produto escolhido é necessário tratar a superfície da parede. O primeiro passo é limpar toda a superfície que será impermeabilizada. Todo tipo de sujeira deve ser eliminado, como poeira, manchas e qualquer tipo de matéria orgânica. Para isso, é indicado a utilização de hidrojateamento. Em seguida é necessário tratar os pontos frágeis da parede, como possíveis trincas e fissuras. Deverá ser identificado se a trinca é passiva ou ativa, ou seja, se estão se movimentando ou não, toda trinca deverá ser selada com material adequado conforme sua movimentação.

Escolha o produto adequado e não o mais barato: É comum ver casos de obras onde o cliente escolhe economizar o máximo possível, em um serviço essencial como a impermeabilização, e não tem nenhuma dúvida em comprar o lustre mais caro. Pois bem, não julgue o produto pelo preço e sim pelo que ele pode te oferecer em uma solução de qualidade. 

Conte com o suporte de profissionais capacitados: Não tenha dúvidas em consultar um engenheiro civil antes de iniciar os serviços de impermeabilização das paredes de sua obra. O engenheiro civil é o profissional capacitado para identificar a origem da umidade em sua residência e indicar o produto indicado para sua obra.
Ter uma equipe de execução experiente também é essencial. Cada produto possui uma maneira diferente de ser manuseado e um erro na preparação do produto pode colocar em risco toda a impermeabilização.

Fonte: engenharia concreta

Tags: Construir


Adicionar comentário