Matéria

  • Home /
  • Mulheres empreendedoras

Mulheres empreendedoras

Mulheres empreendedoras

Se depender do exemplo dela, vai ser cada vez mais comum encontrá-las tocando grandes negócios.

Como uma ex-vendedora de sapatos veio a liderar um salão de beleza em um dos pontos mais disputados de Vinhedo? O que fez a então desempregada do interior de São Paulo fazer de um sonho, um lugar que transforma a vida das mulheres através da beleza?

Essa é a história da Alini Lima, uma mulher que nunca desistiu de sonhar. Nascida em 1989, Alini chegou há 11 anos em Vinhedo, buscando uma nova oportunidade. Determinada a transformar a vida das pessoas, ela “fazia” o cabelo das amigas e vizinhas para pagar os seus estudos.


Em 2009, com muito esforço, completou seu primeiro curso de cabeleireira e logo começou a trabalhar como auxiliar em um salão da cidade. Mas o salário de R$ 450,00 mal dava para pagar o próximo curso, a faculdade de Visagismo e Terapia Capilar. Foram 4 longos anos de luta, trabalhando no salão e vendendo produtos para completar a renda.


Logo após terminar a faculdade, Alini aceitou um convite para ser cabeleireira em outro pequeno salão, mas o instinto empreendedor logo aflorou e ela sublocou um espaço para abrir o seu próprio negócio; Fez um investimento financiado e muitas vezes oferecendo serviço de graça, conquistou suas clientes, com seu estilo diferente de atender.


Mas esse era somente um degrau do seu sonho, ela queria ter uma empresa estruturada, que gerasse oportunidade de trabalho e aprendizagem para outras mulheres, que assim como ela, precisam sustentar suas casas, além, é claro, de atender suas clientes em uma melhor estrutura e conforto.


Cansada da mesmice ela decidiu inovar e criar as suas regras: “O meu salão será muito mais que um lugar para fazer o cabelo, eu quero revelar a beleza da mulher em um ambiente maravilhoso e não ser apenas mais um salão frio”.


Em 2014, ela saiu de uma pequena sala sublocada para o seu espaço. Nascia então, o sonhado Salão Alini Lima Beauty Center, com 6 profissionais contratadas. Tudo transcorria muito bem, tão bem que o espaço ficou pequeno e foi então que ela decidiu ousar novamente, mudando para um espaço 6 vezes maior e agora com uma equipe de 16 profissionais.


Mas a falta de experiência administrativa gerava dificuldades, a falta de clientes e investimentos mal planejados estavam levando o negócio a falência. O amor pela profissão já não era mais suficiente para manter a empresa aberta,  o que abalou a sua estrutura emocional.


As metas e sonhos começaram a ficar distantes e as dificuldades tornavam-se uma triste realidade. Uma depressão causada por estresse começava a apagar o brilho de Alini. Momentos difíceis até de se lembrar, mas que foram superados com a entrada do marido no negócio. André, que era instrutor de auto escola, deixou meio período do seu trabalho de lado para se dedicar ao sonho da esposa.


“Nesse período difícil, até minha mãe, que não sabia nada sobre estética, entrou no negócio e começou a ajudar na depilação, talvez esse fosse o incentivo que faltava para eu reviver meus sonhos e entender que muitas pessoas precisam de mim, eu não podia quebrar”.


Agora com seu marido no administrativo, e mãe dando forças, Alini começou a buscar conhecimentos em liderança e marketing. Parecia que ela tinha encontrado o caminho, mas para a surpresa de todos, a equipe de  profissionais abandonou Alini, uma a um, todos saíram. “Estou ferrada” - disse Alini em voz alta.


Foi então que ela finalmente entendeu o que faltava para o salão dar certo; habilidades de liderança, marketing, auto estima e a contratação das melhores profissionais para compor o seu time.

“Eu mudei como ser humano, para tudo a minha volta mudar”.


Hoje ela venceu. Seu salão é o mais lindo e bem frequentado da cidade. Seus liderados são excelentes, comprometidos e a cada dia mais as mulheres de Vinhedo e região se encantam com o seu trabalho.


O Amor sempre foi o foco e sempre será.

Desperte o poder que há em você, venha conhecer o salão Alini Lini Beauty Center na Avenida dos Imigrantes, 550, no Jardim Itália, em Vinhedo.
@alini.lima | 19 99377-0443

Texto e direção: Leandro Telles | Foto: Heidi Apolinario | Maquiagem: Aline Apolinario

Tags: Beleza


Sobre o Autor

Adicionar comentário