Matéria

  • Home /
  • Ensinar empatia aos seus filhos

Ensinar empatia aos seus filhos

Ensinar empatia aos seus filhos

É uma base para agir eticamente, para boas relações de muitos tipos, para amar e para o sucesso profissional, é fundamental para evitar bullying e muitas outras formas de crueldade. Começa com a capacidade de tomar uma outra perspectiva, andar com um sapato que não é o seu. Mas não é apenas isso. A empatia se trata principalmente de compaixão.

Mas como os pais podem cultivar a empatia em seus filhos?

  1. Empatize com seus filhos: As crianças aprendem empatia tanto por nos observar, quanto por experimentar nossa empatia por eles. Quando nos identificamos com nossos filhos, eles desenvolvem ligações confiantes e seguras conosco. Esses vínculos são fundamentais para que eles desejem adotar nossos valores, imitar nosso comportamento e, portanto, empatizar com os outros. As crianças também aprendem empatia assistindo como agimos com o próximo. Elas vão perceber se tratarmos um garçom, um carteiro ou um gari como se eles fossem invisíveis.
  2. Mostre que se importa com ética e bons princípios: Se as crianças devem valorizar as perspectivas dos outros e demonstrar compaixão, é muito importante que elas ouçam isso de seus pais. Seja claro: considere as mensagens diárias que você envia para os seus filhos como por exemplo, em vez de dizer “a coisa mais importante é que você seja feliz”, você pode dizer “a coisa mais importante é que você seja gentil e feliz”.
  3. Ensine a lidar com os sentimentos: Quando as crianças não expressam empatia não significa que não a têm. Elas podem estar sendo bloqueadas por algum sentimento. Em muitos casos a capacidade de cuidar dos outros é oprimida, por exemplo, pela raiva, vergonha, inveja ou outros sentimentos negativos. Ajudar as crianças a gerenciar esses sentimentos negativos, bem como estereótipos e preconceitos sobre os outros é, muitas vezes, o que “libera” a sua empatia.

Fonte: Harvard University

Tags: Educar


Sobre o Autor

Adicionar comentário