Matéria

  • Home /
  • Aquecedor solar ou a gás - O uso inteligente dos recursos naturais

Aquecedor solar ou a gás - O uso inteligente dos recursos naturais

Aquecedor solar ou a gás - O uso inteligente dos recursos naturais

O Brasil tem dificuldades energéticas. Atualmente com uma matriz extremamente dependente da eletricidade, existe a urgência de diversificação. O Plano Nacional de Eficiência Energética (PNEf) prevê a necessidade de economizar 10% do consumo projetado até 2030, e uma das maneiras de chegar nesta meta é substituindo a demanda de eletricidade por fontes alternativas, como o GÁS e a energia SOLAR.

A Infraestrutura elétrica de uma edificação multifamiliar prevendo a simultaneidade de uso de um sistema de aquecimento de água a base de eletricidade é extremamente cara, chegando a custar significativamente mais que a infraestrutura hidráulica para o uso de aquecedores a gás. 

Praticamente todas as certificações existentes de sustentabilidade para edificações (Procel Edifica) apontam o consumo de eletricidade como ponto crítico, e avaliam positivamente os sistemas para aquecimento de água envolvendo fontes energéticas alternativas. 

Surgiu uma atenção maior, dos anos de 1990 para os dias atuais, através da evolução do nível de exigência dos consumidores. A busca por maior conforto, economia e segurança, abriu uma demanda no mercado por sistemas de aquecimento de água alternativos, existem opções com um grau maior de eficiência energética, além da capacidade de prover mais conforto através do maior volume de água, com temperatura mais estável e controlável. Devido a crise econômica e os esforços para o uso inteligente dos recursos naturais, uma das saídas mais buscadas pelas pessoas tem sido a maneira de alimentar o aquecimento da casa. Embora muitas pessoas acreditem que ambas tenham um custo maior, a verdade é que sua instalação demanda menor investimento do que parece e traz um excelente custo-benefício a médio e longo prazo.

Cuidados na Instalação

Muitas vezes o bom serviço profissional não é valorizado como deveria. A busca por atalhos para cortar custos muitas vezes passa por desconsiderar a mão de obra qualificada e optar por alternativas mais baratas, um erro que desencadeia diversos problemas que afetam o funcionamento adequado dos sistemas, comprometendo a segurança e o desempenho.

Sistemas adequadamente instalados funcionam em um nível de eficiência maior, o que é uma outra maneira de dizer que sistemas com problemas na instalação costumam ser superdimensionados para compensar estas deficiências. A economia na instalação acaba por se refletir em um custo maior em equipamentos e/ou na operação do sistema, o que afeta negativamente os cálculos de retorno sobre o investimento.
Um dimensionamento mal realizado é a raiz da maioria dos problemas de um sistema de aquecimento. Subdimensionamento resulta em sobrecarga dos equipamentos, insatisfação dos usuários, dependência excessiva de sistemas de back-up, e a necessidade de intervenções pós-instalação para adequar o sistema subdimensionado à necessidade. Já os sistemas superdimensionados sofrem de ociosidade de equipamentos, investimentos de aquisição desnecessariamente elevados e até custos de operação desalinhados com a necessidade. 
A Aquecedores Campinas trabalha com as melhores marcas do mercado, com uma equipe treinada e pronta para atender, garantindo assim para o seu lar maior segurança evitando desperdícios no orçamento.’

Aquecedores Campinas
Venda, instalação e manutenção de aquecedores a gás e solar

www.aquecedorescampinas.com.br
[email protected]

Rua Manoel Antunes Novo, 778 - Barão Geraldo
19 3289-1845 | 3208-1493 | 99164-8445

 

Tags: Construir


Adicionar comentário