Matéria

  • Home /
  • Dia da Pizza - 10 de Julho

Dia da Pizza - 10 de Julho

Dia da Pizza - 10 de Julho

Uma das invenções culinárias mais apreciadas ao redor do mundo!

O Dia da Pizza é comemorado em 10 de julho no Brasil, quando a data foi instituída pelo então secretário de turismo Caio Luís de Carvalho, em 1985. Foi feito um concurso estadual em São Paulo que elegeria as 10 melhores receitas de mussarela e margherita. Empolgado com o sucesso do evento, o secretário escolheu a data de seu encerramento, 10 de julho, como data oficial de comemoração. 
Um prato de origem italiana e famosa no mundo inteiro. Muitos historiadores, no entanto, acreditam que a origem da pizza não esteja na Itália, mas sim entre os antigos povos egípcios, hebreus e até chineses. Estudos indicam que há mais de seis mil anos, hebreus e egípcios já produziam pães que tinham como base a receita da pizza contemporânea.
No Brasil, em São Paulo, devido à forte imigração italiana, é conhecida como a capital nacional da pizza, a iguaria virou até expressão popular no futebol na década de 1960: “Tudo acaba em pizza”. O termo fazia referência a uma reunião que durou quase 15 horas entre o time do Palmeiras com cartolas do clube. Depois do encontro, todos foram para uma pizzaria e pediram 18 pizzas. Na ocasião, uma matéria de um jornalista que acompanhava o caso foi publicada com o título: “Crise do Palmeiras termina em pizza”. A expressão é usada para tudo até hoje, principalmente quando o assunto é escândalo político.
Curiosidades sobre esse prato que é uma paixão nacional:
Primeira pizzaria do mundo: Se a origem do prato é incerta, a primeira pizzaria do mundo tem nome e endereço. Trata-se da Antica Pizzeria Port’Alba, na cidade de Nápoles, na Itália. A casa foi fundada em 1830 e funciona até hoje.
Tomate chegou depois: A pizza com o molho de tomate é uma combinação perfeita, certo? Porém, o fruto só foi adicionado ao prato no século XVI, quando o ingrediente se popularizou no continente europeu.
Celebração desde 1889: Na Itália, o Dia da Pizza é celebrado desde 1889, quando o Rei Umberto I e a Rainha Margherita provaram a receita pela primeira vez. Anteriormente, o prato era comido de plebeus. 
Deu água na boca? Venha matar à vontade comendo muitas fatias de pizza!
Na Pizzaria La Bonna em Valinhos, você poderá saborear além das mais deliciosas pizzas, também as esfihas e a melhor batata recheada da cidade. Confira nossas promoções diárias!!!

Disk Entregas  | 19  3849-7336
Facebook e Instagram: La Bonna Valinhos
Rua dos Manacás, 68 - Jd. das Vitórias Régias

 

Tags: Gastronomia


Artigos Relacionados

Sobre o Autor

Adicionar comentário