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Aprendizagem e Audicão - Alertas para um mal desempenho escolar e profissional

Aprendizagem e Audicão - Alertas para um mal desempenho escolar e profissional

É bem provável que alguém com uma audição comprometida terá dificuldades escolares ou no desempenho profissional. Mas há outros aspectos da audição que comprometem esses desempenhos, e ATENÇÃO: mesmo que o indivíduo ouça bem! A audição é importante para a aprendizagem, linguagem e comunicação. Para ouvirmos é preciso receber, analisar e interpretar os sons. Através da audição o individuo conhece o mundo físico em que está e usa a linguagem como um instrumento de comunicação. O indivíduo deve ser capaz de fazer o Processamento Auditivo que é perceber, identificar, localizar, ter atenção, analisar, memorizar e recuperar a informação auditiva. Mas o que isso quer dizer? O que fazemos com o que ouvimos nos ajuda a aprender, principalmente a leitura e escrita! Isso serve para qualquer idade. O cérebro aprende em qualquer momento de nossa vida, basta treinar. Quando há falhas no processamento auditivo a informação não chega como deveria e compromete a aprendizagem. Então se uma criança tem alterações de fala e linguagem ela necessita de intervenção Fonoaudiológica para reorganização do sistema de sons o mais breve possível, para melhorar da inteligibilidade da fala e da comunicação com outras crianças e/ou adultos,  bem como reduzir as possíveis dificuldades na aprendizagem da leitura e escrita. Na escola aumentam as demandas linguísticas e auditivas e as dificuldades aparecem, pois a presença de ruído é frequente e, por isso ter um bom funcionamento das habilidades auditivas é fundamental. Estas são as queixas dos pais de crianças e adolescentes, ou de adultos e idosos que tem um mal desempenho escolar e profissional: dificuldade de compreender uma conversa, principalmente em ambiente ruidoso; ouve mas escreve errado o que ouviu; dificuldade de entender ordens complexas, de entender piadas; dificuldade de organizar o que vai falar; omite e troca fonemas na fala e/ou escrita de caráter auditivo pedagógico; redução do vocabulário; leitura com muitos erros, não respeita pontuação, não entende o que leu; dificuldade de organizar as idéias para escrever; dificuldade  de cumprir tarefas com prazo determinado; solicita repetição do que foi dito. Como resolver isso? Fazer uma avaliação fonoaudiológica o mais breve possível para que seja iniciada a intervenção. Na maioria dos casos, o processo é de curta duração, o custo é bem acessível, sendo a participação da família e escola de suma importância. Adultos e idosos se beneficiam com a melhora das habilidades auditivas, por exemplo, na pronúncia e discriminação da língua inglesa, aprendizado de outra língua, entender fala em ambiente ruidoso. O Treinamento Auditivo em crianças, adolescentes e adultos, tem o objetivo de proporcionar ou amadurecer habilidades auditivas  (decodificação auditiva, integração auditiva, prosódia, memória auditiva, figurafundo auditiva). Sou Fonoaudióloga clínica com 32 anos de experiência, com especialização em Psicodrama. Realizo atendimento clínico de Treinamento do Processamento Auditivo, Treinamento Vocal, atendimento em Audiologia Clínica e Ocupacional, Audiometria, Reabilitação Vestibular para vertigem, Orientação à família e escola. Levei para o Extra Classe esse trabalho além do Projeto Aprendizagem e Audição, que vem melhorando o desempenho escolar e profissional, sua qualidade de vida, de seus familiares, e pessoas de sua convivência.

 

Débora Donaio Kitaka - Equipe Extra Classe - Fonoaudióloga CRFa 2 - 4618 - 3287-6984 - 98822-8132 / 99710-2257 www.extraclassecursos.com.br

 

 

 

 

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