Matéria

  • Home /
  • Brechó pratique essa ideia!

Brechó pratique essa ideia!

Brechó pratique essa ideia!

Fiquei imaginando como surgiram os brechós... Conta-se que tudo começou no século XIX na Europa, período da crise pós-guerra, especificamente em Paris, nas feiras ao ar livre. Existia o “Mercado das Pulgas”, onde eram vendidos produtos usados e itens que iam desde antiguidades a roupas - essas geralmente infestadas de pulgas - o que deu origem ao nome dessa ação.

Por que esse nome Brechó

O seguimento no Brasil recebeu esse nome por conta de uma loja no Rio de Janeiro chamada a casa do Belchior, que se alastrou e ganhou espaço com o nome brechó, e na atualidade segue com toda força, com variadas opções de vestuário, acessórios, utensílios e até móveis!

Opcão inteligente 

Não só pela busca de preços acessíveis e por itens usados, novos ou do mercado de luxo; o consumo nos brechós tem se tornado habitual, mesmo que timidamente. Os brasileiros têm aderido sim a este conceito de compras, mas se você não sente confortável para tal consumo, que tal presentear alguém que gosta de compras em brechó?

A idéia é essa: promover a “cultura” de um consumo consciente, ações sustentáveis e uma moda sustentável. Então, mais looks repetidos e duráveis, por favor! O planeta agradece, aposte e pratique essa idéia!

 

Estilista Stella McCartney: Moda e sustentabilidade

Apesar de ser filha de um dos maiores astros da indústria da música, Stella McCartney comprava roupas em brechós quando criança e adolescente, seus pais não disponibilizavam muito dinheiro. A renomada estilista disse que o Paul McCartney e sua esposa Linda foram "realmente espertos" por tentar fazer a infância de seus filhos o mais normal possível, e acrescentou que as coisas em sua casa não eram jogadas fora. "Acho que esse é o futuro. Faço o mesmo com meus filhos e os encorajo a alugarem roupas e a comprarem de lojas de segunda mão. É muito mais legal e divertido" Hoje Stella é considerada uma forte referência quando o assunto é moda sustentável.

 

Lúcia Nascimento 
Consultora de Imagem Feminina e Masculina | Especialização em comportamento social
www.lucianascimento.com.br | [email protected] |  lucia.snascimento
19 99211-3584

 

Tags: Moda


Artigos Relacionados

Sobre o Autor

Adicionar comentário