Matéria

  • Home /
  • Uma dúvida frequente: Quando procurar clínica para idoso?

Uma dúvida frequente: Quando procurar clínica para idoso?

Uma dúvida frequente: Quando procurar clínica para idoso?

O crescimento da população idosa aliado à diminuição do tamanho das famílias trouxe essa questão, um tanto delicada e angustiante:  o que fazer para não deixar o idoso sozinho, ocioso, sem a atenção necessária à sua saúde e com a qualidade de vida reduzida? A busca por uma solução mais adequada muitas vezes esbarra em aspectos culturais que pouco têm a ver com aquilo que a pessoa idosa possa estar precisando para estimular a parte física, cognitiva e social. Separamos alguns tópicos que irão esclarecer esse assunto com mais leveza e lucidez.


– Motivos de Doença: Se o idoso tem alguma doença específica e os familiares não têm conhecimento, muitas delas podem interferir diretamente na qualidade de vida do próprio idoso, além de acarretar questões de segurança, como no caso da Doença de Alzheimer. Muitas vezes, embora tratemos com carinho e amor, mas nos faltam conhecimentos específicos para auxiliá-los.


– Disponibilidade: Muitos familiares acabam abandonando o emprego, os amigos e até relacionamentos para se dedicar aos cuidados em tempo integral. Muito embora a legislação brasileira permita que haja um acréscimo de 20% na aposentadoria do idoso que comprovar o estado de dependência, às vezes, esse dinheiro não supre toda a demanda que ele necessita.


– Estrutura: Para os idosos que não podem mais ficar sozinhos, a situação se agrava ainda mais quando ele perde a capacidade de locomoção. Banheiros, portas, espaços arejados: tudo se torna um pouco mais difícil de ter em casa quando o idoso mais precisa. Num espaço dedicado a eles, além de conviver com pessoas da mesma idade, eles trocam experiências, tem à disposição um corpo clínico eficiente para emergências e mais: se sentem mais vivos! 

Tags: Saúde


Artigos Relacionados

Adicionar comentário