Matéria

  • Home /
  • Harmonização de hambúrguer e vinho

Harmonização de hambúrguer e vinho

Harmonização de hambúrguer e vinho

Um bom hambúrguer sempre vem acompanhado de um copo gelado de refrigerante ou de uma cerveja escolhida a dedo para essa experiência, certo? Mas já pensou em harmonizar seu hambúrguer favorito com uma taça de vinho? Há quem diga que vinho e hambúrguer não combinam. Mas nada é mais adequado para acompanhar uma carne, um pão e um queijo do que uma boa taça de vinho. Essa bebida, inclusive, torna mais fácil a digestão desses ingredientes, trazendo uma ótima sensação de conforto após a refeição. Separamos algumas dicas para lhe ajudar nessa nova experiência!


Cabernet Sauvignon + hambúrguer de cordeiro + queijos expressivos: A Cabernet Sauvignon é uma das uvas mais populares encontrada em vinhos comercializados no Brasil. Exatamente por isso, vai ser muito comum a oportunidade de você harmonizá-la com diferentes pratos – inclusive um saboroso hambúrguer. Para aproveitar as melhores características dessas uvas, os hambúrgueres de cordeiro ou de carne de porco são boas pedidas. 


Chardonnay + hambúrguer de frango + queijos leves: Harmonize  Chardonnays com carnes de frango e queijos mais suaves – como o brie, a muçarela de búfala – ou opções um pouco mais fortes, como o camembert ou o cheddar. Aproveite para temperar esse hambúrguer sempre com ervas mais aromáticas, que realçam o sabor da bebida.


Sauvignon Blanc + hambúrguer de peixe + ingredientes picantes: O Sauvignon Blanc é conhecido por ser um vinho branco com característica mais mineral e com alta acidez. Por isso, ele pode casar muito bem com hambúrgueres feitos a partir de peixes, que oferecem um bom equilíbrio para esse tipo de bebida.


Merlot + hambúrguer bovino + cebolas fritas: Os apaixonados por Merlot também podem harmonizar o vinho com hambúrgueres saborosos! Os recheios de carne bovina e ingredientes como cebolas fritas – ou pimentas mais fortes – podem complementar bem os taninos mais macios encontrados nesses rótulos.     


Carménère + hambúrguer de cordeiro + pimentão: Os rótulos de Carménère são considerados vinhos suaves, com taninos discretos e agradáveis para todo o tipo de paladar. Para complementá-los, o hambúrguer de cordeiro pode ser a pedida certa. Opte sempre por complementar esses sanduíches com pimentão ou cogumelos.


Syrah + hambúrguer de picanha + molhos adocicados: A uva Syrah é responsável por desenvolver vinhos únicos. Bastante intensos e marcantes, eles agradam os paladares mais exigentes. Para esse tipo de vinho, o hambúrguer perfeito é aquele preparado com picanha. Ele pode ser acompanhado por molhos mais adocicados, como o de cebola caramelizada ou o tradicional barbecue.


Malbec + hambúrguer de costela + queijo gorgonzola: Vinhos feitos a partir da uva Malbec parece que nasceram para acompanhar carnes levadas à grelha – e nossos vizinhos argentinos sabem muito bem disso. Para finalizar seu hambúrguer coloque um pouco de queijo gorgonzola, ketchup e mostarda. 

Tags: Gastronomia


Artigos Relacionados

Sobre o Autor

Adicionar comentário