Matéria

  • Home /
  • Piso de taco

Piso de taco

Piso de taco

Famoso nas décadas de 50 e 60, o piso de taco ainda faz parte da ornamentação de muitos ambientes internos atuais, dando o tom à decoração e proporcionando um clima retrô, elegante e uma releitura clássica com toques modernos aos cômodos em geral.

Perfeito para repaginar, principalmente aqueles espaços que pedem mais comodidade e circulação, como quartos, salas e corredores, o piso de taco é capaz de reinventar estilos e agradar a diferentes gostos, com seus tons variados e texturas que formam desenhos cheios de personalidade.

Caro ou escuro, brilhante ou opaco, linear ou desenhado, grande ou pequeno. Uma coisa é certa: o piso de taco é versátil e navega por diferentes linhas criativas. Feito de madeira e tábuas maciças, é lindo e resistente, sendo sua instalação simples e prática: para que os pisos de taco não rachem ou empenem, é necessário ter um contrapiso bem seco e nivelado e fixá-los com cola de alta resistência especial ou cola PVA. Quando mais grossos, duram por mais tempo e permitem restaurações com novas formas de lixar e envernizar.

Sobre os tipos, existe em diversos gêneros e qualidades, sendo as principais madeiras ipê, peroba, jatobá, amêndola, cumaru, marfim, carvalho e garapa. Suas cores variam em tons de marrom, castanho, bege e cinza, e sua paginação é dinâmica, podendo ocorrer em vários sentidos: alguns exemplos são o reto, reto aleatório, amarração, “espinha de peixe”, “macho e fêmea” (também conhecido por ziguezague ou escama), diagonal e dama (exatamente como o formato do tabuleiro do jogo de damas).

Antes de definir o ambiente onde será instalado o piso de taco, a indicação é por atentar-se ao tamanho do espaço para cada tipo e cor de revestimento. Cômodos maiores aceitam muito bem um piso de taco largo e escuro, como o tacão de ipê ou guaiuvira, e ganham um ar surpreendentemente moderno quando combinados com móveis claros. Já os ambientes menores e aconchegantes ficam ainda mais acolhedores e elegantes quando decorados com piso de taco fino e com tonalidades neutras; um exemplo é o piso de taco palito marfim ou amêndola.

Cuidados com o piso de taco

A limpeza e os reparos adequados estão entre os principais cuidados com a manutenção do piso de taco. As indicações básicas são: utilizar pouca ou nenhuma água para evitar o descolamento ou escurecimento do assoalho; aplicar produtos específicos para limpeza de piso de taco; e colocar protetores sob pés de cadeiras, poltronas e mesas para evitar arranhões no piso.

Fonte: Westwing

 

Tags: construir


Adicionar comentário