Matéria

  • Home /
  • Dicas importantes para construir sua sauna a vapor

Dicas importantes para construir sua sauna a vapor

Dicas importantes para construir sua sauna a vapor

Uma modalidade milenar de relaxar o corpo, muito usada pelos turcos. Além do momento de descanso do corpo, os estudos vêm comprovando a eficácia do banho de sauna para a saúde tanto física, emocional e mental.

Você pode aproveitar algum espaço disponível na sua residência (um banheiro, uma dispensa ou algum cômodo sem utilização) para fazer sua sauna. Contrate um bom profissional e siga as orientações importantes do fabricante.

Teto com inclinação: Teto com altura de 2,20 m e inclinação de 10% no prolongamento, oposta aos bancos. Quando o vapor condensar surgirão gotículas de água no teto, com a inclinação essas gotículas vão escorrer para a extremidade mais baixa do teto e não cairão sobre os usuários, acima dos bancos só haverá vapor. Se o cômodo já foi construído e não tem inclinação no teto, faça o rebaixamento com forro de PVC.

Bancos: no mínimo de 2 a 3 bancos em alvenaria, como se fosse uma arquibancada, lembrando que no banco mais alto a temperatura é maior, e no banco mais baixo a temperatura será menor. Medidas do banco padrão: Espelho 50 cm e Acento 40 cm.

Suspiro e respiro de ar: (Entrada continua de oxigênio e saída de CO2) Suspiro: faça um orifício de 4″ a 30cm do teto, se possível do lado oposto ao respiro. Sugestão, fazer o acabamento ou fecho desse orifício com um ralo de piso metálico com grelha giratória. Respiro: faça um orifício de 4’ rente ao piso, para controle de oxigênio e temperatura dentro do ambiente. Para acabamento destes orifícios, use grelha giratória de controle ou tela de acabamento.

Saída de vapor: prever nicho na parede para adaptar o cano de vapor e o cotovelo que direcionará o vapor para o piso. Medidas de 35 a 45 cm (alt.) x 12 cm (larg.) x 10 cm (prof.). Sugerimos que o nicho seja feito na parede frontal aos bancos e em local neutro. Evite fazê-lo nos bancos onde pessoas estarão sentadas. Atenção para a distância da tubulação de vapor, não faça sifonagem. Tubulação máxima 2 mt e 3 cotovelos.

Rede elétrica: faça uma passagem de conduite para iluminação e outro ponto para fechamento do circuito entre o quadro de comando com termostato e o aparelho (quando for instalado dentro do ambiente). Para iluminação do recinto utilize luminárias blindadas com lâmpada de 7W e instale o interruptor fora do ambiente.

Ralo: no interior do ambiente para escoar a água quando for efetuada a limpeza do recinto.

Porta de aluminio: deve ser impermeável, possuir visor transparente e sempre abrir para fora do ambiente de banho.

Isolamento térmico e revestimento nas paredes: serve para evitar perda do calor dentro do ambiente de banho e com isso o banhista terá maior satisfação com a temperatura interna do ambiente, além de economizar energia elétrica ou gás.

Recomendamos a utilização da Vermiculita (material mineral próprio para isolamento térmico e acústico). Após a colocação da laje, reboque todas as paredes e teto com uma massa de cimento e vermiculita. O teto deve ser sempre liso, para que não ocorra a presença indesejável de gotículas de água em cima dos bancos. Passe no teto uma argamassa e depois pinte com tinta acrílica ou látex. As paredes da sauna a vapor podem ser revestidas com azulejos, mármore ou cerâmica de sua preferência. No piso use materiais antiderrapantes: ardósia, pedra mineira, cerâmica texturizada.

Fonte: Socalor Saunas

 

Aquecedores Campinas
Venda, instalação e manutenção de aquecedores à gás e solar

www.aquecedorescampinas.com.br
[email protected]

Rua Manoel Antunes Novo, 778 - Barão Geraldo 
19 3289-1845 | 3208-1493 | 99164-8445

Tags: construir


Adicionar comentário