Matéria

  • Home /
  • Aparelho Ortodôntico Autoligado

Aparelho Ortodôntico Autoligado

Aparelho Ortodôntico Autoligado

Surge como uma técnica moderna e repleta de vantagens, tanto para dentistas quanto para pacientes.

Os aparelhos ortodônticos autoligados têm como principal característica a baixa fricção entre os arcos ortodônticos e braquetes durante o tratamento, facilitando o início do movimento dentário pela diminuição da resistência inicial à movimentação.

Uma das grandes vantagens estéticas do aparelho autoligado é a ausência do uso das tradicionais “borrachinhas”. O fio do aparelho passa diretamente por dentro de canaletas e é preso pelas tampas do bráquete, dispensando o uso do acessório. Por não ter as borrachas, o aparelho é mais discreto e diminui consideravelmente o acúmulo de bactérias no aparelho, evitando assim cáries, cálculo dentário, mau hálito e outros problemas bucais.

Os resultados podem ser mais rápidos e o tratamento menos doloroso do que com o uso dos aparelhos convencionais.

Outra vantagem é a redução do tempo de tratamento. Por ser mais moderno e mais eficiente, em grande parte dos casos, o tempo de uso é reduzido. 

Com a existência de um menor atrito entre as estruturas do aparelho e a possibilidade de se aplicar a força adequada para a movimentação dentária a ser obtida, os danos aos tecidos que circundam os dentes (ossos, gengivas e ligamentos periodontais) serão menores, causando movimentações mais rápidas e eficientes e ao mesmo tempo menos efeitos colaterais que possam causar dor.

Tipos de Aparelhos Ortodônticos Autoligados - Existem dois tipos distintos de sistemas de aparelhos ortodônticos autoligados, que são o passivo e o interativo. Os passivos são aqueles em que o sistema de fechamento do clip na canaleta do braquete não faz pressão sobre o fio ortodôntico, tendo um melhor desempenho no deslizamento dentário e pior no controle de rotação e inclinação dos dentes. Os interativos se comportam como ativos e passivos, e as presilhas flexíveis que fecham a canaleta podem pressionar ou não o arco, dependendo do seu calibre. Apesar de todas as vantagens do aparelho ortodôntico autoligado, o paciente deve-se lembrar que apenas um especialista pode indicar qualquer tipo de tratamento ortodôntico.

OdontoClean

19 3869-4760 I 99963-4359
Av. Joaquim Alves Correa, 4246 I Nova Suiça
Segunda a sexta das 9h as 12h - 14h as 19h
Sábado 9h as 13h I [email protected]
 odontocleanvalinhos  I Estacionamento próprio

Tags: Saúde


Artigos Relacionados

Adicionar comentário