Matéria

  • Home /
  • Vinhedo na rota do desenvolvimento

Vinhedo na rota do desenvolvimento

Vinhedo na rota do desenvolvimento

Vinhedo se destaca entre os municípios da Região Metropolitana de Campinas (RMC) com ações efetivas para recuperar a capacidade de investimento. Como costuma dizer o prefeito Jaime Cruz, não se trata de enfrentar problemas, mas de vencer desafios. E nesse quesito, a cidade dá exemplo. Novas e importantes empresas chegando, geração de emprego formal acima da média, medidas de austeridade em prática, parcerias produtivas e grandes obras dentro do planejamento. Não por acaso, o prefeito Jaime Cruz acaba de assumir a Presidência do Conselho de Desenvolvimento da RMC, colocando Vinhedo ainda mais em evidência. Confira a entrevista exclusiva:

Revista Total: Prefeito, o sr. acaba de ser eleito o novo presidente do Conselho de Desenvolvimento da RMC. O que isso significa para a cidade?

Prefeito Jaime Cruz: Verdade. Com muita honra, fomos escolhidos para estar à frente do Conselho da RMC pelos próximos 12 meses. Só para que o leitor entenda, esse órgão tão importante congrega 20 cidades, mais de 3,2 milhões de habitantes e um PIB aproximado de R$ 143 bilhões, maior que o de 18 estados brasileiros e de países como Uruguai, Bolívia e Paraguai. Nosso trabalho será por uma aproximação ainda maior com o Estado na busca por recursos e projetos para a região. Além do que, teremos a oportunidade de trocar experiências, levando aos outros municípios experiências bem-sucedidas na nossa cidade e também trazendo soluções.

Revista Total: Com a crise que atingiu todo o país, o desemprego se tornou uma triste realidade para muitas famílias. Como está a situação em Vinhedo?
Prefeito Jaime Cruz: Estamos trabalhando muito forte neste sentido e os resultados são animadores. Em 2018, tivemos um saldo positivo de 1.089 postos de trabalho com carteira assinada, ficando atrás apenas de Campinas e Indaiatuba na RMC, que são cidades bem maiores. Para tanto, temos dispensado atenção especial aos empresários estabelecidos em Vinhedo e também na busca de novas empresas. Para citar dois exemplos, no ano passado anunciamos a implantação em Vinhedo da Ascenty, maior data center da América Latina, com investimento inicial de R$ 500 milhões. A White Martins está transferindo sua sede aqui para o município. Isso tudo não acontece por acaso.

Revista Total: Do ponto de vista financeiro, Vinhedo já se recuperou? A cidade voltou a ter condições de fazer investimentos?

Prefeito Jaime Cruz: Com muita responsabilidade e transparência, temos diminuído ano a ano o déficit orçamentário do município, que também sentiu os efeitos dessa grande crise econômica, e em 2019 prevemos o equilíbrio entre receita e despesa. Importante destacar que nos últimos anos, fomos uma das poucas cidades que não atrasaram salários dos servidores um dia sequer. Mas o momento já é de investimentos. Recentemente inauguramos a maior UBS da cidade. Acabamos de começar uma grande obra, que é o recapeamento completo da Rua João Edueta, ligação da Capela com a Miguel Melhado, que além do asfalto novo, terá acessibilidade e iluminação. Também iniciamos o processo para licitação do segundo acesso para o Distrito Industrial. Temos o Parque Ecológico da Capela em fase final de conclusão e iniciaremos também a ampliação da ETE Pinheirinho. É assim que trabalhamos, com planejamento e ações.

Tags: Referência


Adicionar comentário