Matéria

  • Home /
  • Cuidados importantes com o pneu do carro

Cuidados importantes com o pneu do carro

Cuidados importantes com o pneu do carro

Com algumas atitudes preventivas, podemos evitar desgastes prematuros e manter o carro seguro e com boa dirigibilidade. Dirigir com pneus em estado irregular é uma infração grave que acarreta cinco pontos na carteira, além de multa. Para evitar prejuízos e inseguranças, verifique essas dicas:

Quando e como trocar: Os sulcos devem ser verificados constantemente para identificar se os pneus estão gastos ou não. Ao observá-los, o ideal é que a profundidade do sulco esteja acima de 1,6 mm. Para fazer a verificação, devem ser analisados os indicadores (conhecidos como TWI), que podem ser reconhecidos por um triângulo ou círculo encontrado entre os sulcos. Verifique também se não existem bolhas ou calosidades nas laterais do pneu, pois elas indicam que a estrutura interna foi comprometida.

Pressão e calibragem: A pressão incorreta prejudica o pneu, tanto que é considerada uma das grandes vilãs do desgaste prematuro, coloca sua segurança em risco e faz com que o veículo apresente um consumo de até 20% a mais.de combustível. Para evitar problemas, cheque as condições da pressão em intervalos de no máximo duas semanas, diminua o período se você usa seu veículo em condições severas. Use a tabela do manual do proprietário, caso você não tenha o documento em mãos, poderá verificar as especificações em etiquetas que ficam, geralmente, nas laterais das portas ou na tampa do tanque de abastecimento. Na calibragem os pneus devem sempre estar frios.  

Excesso de peso: Pode levar a deformidades, além de prejudicar a suspensão, amortecedor e embreagem, causando o aumento do consumo de combustível. Claro que algumas vezes pode acontecer de o carro rodar com cargas pesadas, mas o risco está em tornar isso uma rotina. Verifique o manual do usuário que, além de trazer essa informação, também indicará a calibragem adequada para rodar com o carro vazio ou lotado.

Rodízio de pneus: Procedimento importante para compensar a diferença dos desgastes sofridos entre os pneus dianteiros e traseiros, aumentando a durabilidade e garantindo a eficiência na rodagem. A diferença do desgaste acontece porque os pneus estão sujeitos a cargas diferentes na frente e atrás, além do desgaste causado pelas frenagens ser diferente em cada posição. É indicado realizar o rodízio a cada cinco ou dez quilômetros, dependendo das condições de uso do carro. Em caso de dúvida, verifique o manual do veículo, além de indicar a quilometragem, ele específica como fazer o rodízio.

Balanceamento: A falta desse procedimento prejudica a dirigibilidade do veículo e faz com que ocorra perda na tração e na estabilidade, acentuado o desgaste em determinadas peças. O alinhamento correto evita o desgaste irregular do pneu, garantindo um rolamento eficiente e seguro. É necessário que os quatro pneus sejam do mesmo tamanho e que no mesmo eixo, ambos apresentem a mesma marca e modelo. Aconselhável que o balanceamento seja feito a cada troca de pneu ou se sentir trepidação e vibrações nas rodas.

Alinhamento: Item importante na segurança e boa dirigibilidade, rodar com o alinhamento incorreto fará com que o volante puxe para um dos lados, comprometendo a estabilidade e segurança do carro durante manobras em curvas. O procedimento correto ajusta o ângulo das rodas perpendicularmente ao solo e paralelamente entre elas. O desalinhamento pode acontecer por causa de desvios mecânicos é aconselhável que após qualquer impacto forte o alinhamento seja verificado. Também é recomendado que seja feito a cada troca de pneu ou manutenção preventiva.

Tags: Velocidade


Sobre o Autor

Adicionar comentário