Matéria

  • Home /
  • A complexa e gratificante tarefa de criar filhos

A complexa e gratificante tarefa de criar filhos

A complexa e gratificante tarefa de criar filhos

Uma das missões dos pais e/ou responsáveis é a transmissão de valores éticos e morais aos seus filhos. Na educação de crianças, não existem regras fixas e cada filho é diferente do outro. Por esse motivo, é preciso sempre refletir sobre as atitudes e as decisões tomadas.
Educar significa propiciar situações de cuidados, brincadeiras e aprendizagens que possam contribuir para o desenvolvimento das capacidades da criança. Por meio da mediação do adulto, ela aprende a se comportar em diferentes ambientes e a apresentar atitudes adequadas às diferentes experiências que vivencia. Nas relações com outras pessoas, a criança também aprende a respeitar o outro e a confiar nele e em si mesma, a entender os acontecimentos à sua volta e a conquistar conhecimentos sobre diferentes aspectos da cultura da qual faz parte.
Educar, portanto, é uma tarefa muito complexa, pois requer a busca constante pela melhoria das relações e da maneira como agir com os filhos a cada dia.
Quando a criança é pequena, vive uma relação de dependência com os pais e/ou responsáveis. Durante esse período, eles decidem “o quê”, “como” e “quando” a criança deve exercer suas atividades. Nessa fase, cada família decide o que julga melhor e mais conveniente para a vida de seu filho, baseando-se em seus valores e princípios.
Alguns familiares sentem dificuldade em aceitar o crescimento de seu filho e, com isso, podem dificultar o processo de desenvolvimento e de aquisição de autonomia da criança diante de situações que ela vivenciará ao longo da vida.
É necessário que os familiares entendam que a maneira mais eficaz e conhecida até hoje para se aprender a fazer algo é fazendo, experimentando, errando, consertando os erros, tentando mais uma vez. Portanto, é fundamental deixar que a criança tome algumas decisões, mas com limites.  
Ela pode ajudar em tarefas simples, do dia a dia, como: 
    Guardar os seus brinquedos.
    Organizar livros e outros pertences.
    Regar plantas.
    Pegar frutas na fruteira.
    Colocar roupas sujas no cesto. 
    Escolher acessórios e sapatos.
    Opinar sobre o que gostaria de fazer.
A educação da criança é, principalmente, responsabilidade da família e deve começar desde muito cedo. O maior papel dos pais ou responsáveis consiste em apoiar, compreender e dialogar sempre com seu filho. Eduque seu filho no presente, para que ele se torne, no futuro, um cidadão responsável, comprometido com a sociedade e que seja uma pessoa feliz.

Tags: Educar


Adicionar comentário