Matéria

  • Home /
  • A contribuição da história em quadrinhos para a educação matemática

A contribuição da história em quadrinhos para a educação matemática

A contribuição da história em quadrinhos para a educação matemática

A escrita e leitura de um texto é fundamental para a resolução de problemas. Sem a linguagem que é a base do pensamento, o homem não conseguiria fazer deduções, abstrações e não se apropriaria dos complexos códigos existentes na matemática. 

As tecnologias nos ajudam e muito na busca por informações, contudo tem sido um empecilho para o processo de leitura e escrita. As formas abreviadas com que escrevemos nos tablets, smartphones e aplicativos de mensagens, tem causado grandes problemas para crianças e adolescentes que não possuem o hábito de ler. Esses jovens passam a ter um vocabulário empobrecido e uma escrita cheia de abreviações que muitas vezes não estão corretas. 

As histórias em quadrinhos possibilitam o aluno imaginar, interpretar, criar, analisar, descrever e ponderar sobre sua atuação no mundo. Por meio desse valioso recurso, a criança e o jovem assimilam os conceitos matemáticos e desenvolvem o gosto pela escrita e leitura, realizam uma leitura textual ou de imagens, bem como sintetizar diferentes processos cognitivos, compreender os conteúdos e obter competências para resolver diversos tipos de problemas. Sempre refletindo a forma como esses processos são normalmente utilizados para resolver os problemas que surgem a partir da interação aluno x mundo.

Atraem o aluno, pois são compreendidas como objeto de descontração, diversão e de fácil leitura, apresentam informações complexas de forma clara e rápida aos olhos do leitor, simplificam a informação e são mais envolventes.

Um instrumento rico para trabalhar em sala de aula, pois facilita a construção das funções como a percepção, cognição, discriminação, memória visual, memória sequencial e concentração. Essa forma de contar histórias possui escrita mais usual, acessível a todos os públicos, o que permite uma maior compreensão do conteúdo a ser ensinado e no caso do ensino da matemática, será mais fácil interpretar o enunciado do problema matemático por meio das imagens e textos que este recurso oferece, levando o aluno a abranger melhor o teor da disciplina. Elas contextualizam a apresentação dos conteúdos matemáticos estimulando os alunos a escreverem e lerem, o elo entre essas linguagens é de suma importância para que o aluno atue na sociedade. Essa elaboração pode ser feita por meio de um projeto, afinal será necessário mais de uma aula para esse tipo de criação.

Permita que os alunos criem as ilustrações, personagens e cenário; discuta com os alunos os temas abordados; crie um questionário sobre os conteúdos educacionais para discussão em sala, por fim desenvolva a história. Os alunos devem participar de todas as etapas de construção da história em quadrinho, contudo é necessário a mediação e intervenção do professor em todas fases do projeto, direcionando as atividades pedagógicas e auxiliando os alunos sempre que necessário a superarem os obstáculos que possam surgir no percurso.

Por Ana Maria A.de Campos.

 

 

 

Tags: Educar


Adicionar comentário