Matéria

  • Home /
  • Evite o desperdício e economize gás de cozinha

Evite o desperdício e economize gás de cozinha

Evite o desperdício e economize gás de cozinha

Algumas medidas que você pode tomar, na rotina da cozinha, ajudam a evitar o desperdício e fazer o produto durar um pouco mais. Confira algumas dicas para botar em prática hoje mesmo:

Evite vazamentos: Verifique a mangueira do gás com uma certa frequência a fim de garantir que não há vazamentos. Examine minuciosamente a mesma e certifique-se que ela não está comprometida, mas adequadamente encaixada e, claro, dentro do prazo de validade.

Use panelas proporcionais ao tamanho da boca do fogão: O uso da panela deve coincidir com o tamanho da boca do fogão, caso isso não aconteça, você estará desperdiçando uma grande quantidade de gás. A justificativa para isso está no fato de boa parte do calor gerado pelo fogo acabar sendo passado para o ar e não para a panela.

Tampe as panelas durante o cozimento dos alimentos: Preparar a comida com a tampa fechada não apenas acentua o sabor dos alimentos, mas torna o processo mais rápido e, consequentemente, o gasto de gás será menor.

Use mais a panela de pressão: Cozinha os alimentos com mais facilidade, reduz os gastos, uma verdadeira aliada da economia de gás e de tempo.

Verifique a cor da chama: O ideal é que a mesma esteja azulada. A cor amarela indica que os queimadores do fogão estão desregulados e, por isso, acabam soltando mais gás do que o necessário.

Mantenha as bocas do fogão limpas: Caso contrário, os alimentos levarão mais tempo para serem cozidos e o gasto de gás será bem maior.
Deixe os alimentos de molho de um dia para o outro: De acordo com os especialistas, essa atitude (válida para alimentos como feijão, arroz, grão de bico, ervilhas secas, grão de soja e semente de trigo) torna o cozimento mais rápido.

 

 

Tags: Serviço


Sobre o Autor

Adicionar comentário