Matéria

  • Home /
  • Escola bilíngue

Escola bilíngue

Escola bilíngue

O que é e quais as vantagens dessa escolha?

Hoje nos deparamos muitas vezes com essa questão do conceito de Escola Bilíngue. Muitas instituições se intitulam com esse nome, porém cada uma tem uma diferente carga horária de inglês, ou de outra língua. Além disso, inclusive, possuem uma didática diferente. Com isso, alguns pais ficam perdidos no meio de variadas informações.

Sendo assim, convido vocês a pensar de uma outra maneira. Vamos deixar de nos preocupar com o rótulo do Bilíngue. Afinal de contas, o mais importante é o resultado, e o aluno aprender efetivamente a falar uma segunda língua, certo?

Hoje temos escolas que vivem mergulhadas em uma cultura canadense, americana, inglesa, etc. Essas instituições geralmente trabalham o tempo todo na segunda língua, sendo que todas as matérias são lecionadas em outra língua. Os alunos são inseridos em uma cultura completamente diferente da nossa, inclusive o calendário seguido é do seu país de origem e não o brasileiro. Nessas instituições é comemorado o Halloween, e não o dia do Saci, personagem importantíssimo do nosso folclore. No outro extremo, estão as escolas que oferecem apenas algumas aulas por semana em uma outra língua.

Para nós da Ciranda Escola, a imersão em uma segunda língua é muito importante, porém para isso não é necessário viver inserido em uma cultura diferente, podemos ter aulas diárias em inglês, mas sem esquecer das nossas tradições, do nosso folclore, dos nossos costumes. Está comprovado que o contato com uma segunda língua na mais tenra idade é muito importante. Por isso, na Ciranda introduzimos o inglês desde os dois aninhos. A partir do Ensino Fundamental os alunos passam a ter duas horas por dia de contato com o inglês, e esse contato ocorre através de atividades diversificadas, como culinária, esportes, brincadeiras, vivências do dia a dia e experiências. Sempre de forma lúdica.

Concluindo, a escolha de uma escola que proporciona uma vivência diária com uma segunda língua é muito assertiva, e a criança só tem a ganhar com esse ensino. Ele favorece o desenvolvimento das habilidades linguísticas, além de ser um excelente exercício cognitivo, pois desenvolve a habilidade de se comunicar e aumenta a capacidade de se expressar tanto verbalmente como através da escrita. Porém, para se obter todas essas vantagens, não é necessário abdicar dos nossos costumes, cultura e tradições.

Precisamos valorizar o nosso Brasil e nossa história. Não podemos viver uma realidade diferente do país em que vivemos. Temos que preparar nossas crianças para um futuro brilhante!

Jacqueline Martins de Moraes - Diretora Pedagógica da Ciranda

www.cirandaescola.com.br

Rua Germano Caselatto, 75 - Barão Geraldo
19 3289-0005 | 3288-0824

Tags: Educar


Adicionar comentário