Matéria

  • Home /
  • Café coado e expresso conheça quais as características que eles oferecem

Café coado e expresso conheça quais as características que eles oferecem

Café coado e expresso conheça quais as características que eles oferecem

A segunda bebida mais consumida no Brasil é também um sinônimo de saúde. Independente da forma de preparo, o café tem propriedades capazes de prevenir doenças e melhorar a qualidade de vida. Pequenas quantidades de cafeína possuem potássio, zinco, ferro, magnésio e diversos minerais. Considerado uma bebida diurética e termogênica, contém substâncias antioxidantes que ajudam a eliminar os radicais livres do organismo. Entre os grãos de café mais comuns consumidos pelos brasileiros, existem algumas propriedades individuais.

Café Arábica: inclui benefícios oxidantes que previnem o envelhecimento precoce das células e diminuem o desenvolvimento de células cancerígenas.

Café Robusta: possui níveis de cafeína mais acentuados, aumenta o nível de energia.

Características de cada preparo 

Os brasileiros estão mais habituados ao consumo do café coado e expresso, que possuem características distintas e inconfundíveis.

Café expresso

Preparo: com grãos moídos na hora é preparado através de pressão em máquina especial.
Cafeína: possui menor quantidade por ficar pouco tempo em contato com a água.

Cremosidade: é mais denso e consequentemente mais cremoso, por isso possui uma espuma característica.
Sabor: mais forte, consistente e concentrado, devido a quantidade maior de pó que se utiliza no preparo.

Café coado

Preparo: coado em filtro de papel ou tecido.

Cafeína: possui maior concentração de cafeína, dependendo da quantidade de café utilizado durante o preparo.

Cremosidade: menos denso e cremoso, por ficar mais tempo em contato com a água.

Sabor: agradável, mais suave que o café expresso.

Benefícios

Evita a retenção de líquidos por possuir um efeito diurético, ajudando na perda de peso e queima de gordura; ajuda na concentração e dá mais energia por ser um estimulante psicoativo; evita a cirrose quando consumido sem exageros; oxidante natural que protege a pele dos radicais livres que causam o envelhecimento prematuro; reduz o risco de diabetes tipo 2 pois possui antioxidantes que favorecem no controle da glicemia; reduz os efeitos da doença de Parkinson por aumentar os níveis de dopamina no cérebro, aliviando tremores e recuperando movimentos; combate a depressão deixando você mais feliz, pela ação da dopamina; reduz riscos de câncer por possuir antioxidantes e minerais que evitam a alteração das células; protege o sistema respiratório por possuir efeito broncodilatador, contribuindo para a redução da fadiga dos músculos respiratórios.

O café expresso é mais benéfico a saúde e seus nutrientes são absorvidos pelo organismo mais rapidamente, por isso é a principal pedida para quem quer iniciar o dia com mais energia.

Tags: gastronomia


Artigos Relacionados

Adicionar comentário