Matéria

  • Home /
  • A importância da adaptação e rotina no berçário

A importância da adaptação e rotina no berçário

A importância da adaptação e rotina no berçário

Adaptação - Adaptação é um período de transição para a criança e para a família. O horário de permanência na escola deve ser reduzido e flexível, respeitando o tempo de cada criança. Buscamos nesse período de adaptação, que a criança reconheça o novo ambiente, com as novas pessoas, que se familiarize com os novos sons e com a nova rotina, como o sono, alimentação, higiene e estímulos.

A escola e os educadores promovem um ambiente seguro e uma rotina ideal para o desenvolvimento dos bebês. 
Confiança, respeito, carinho e parceria, são fundamentais entre família, educadores e direção em todo o processo educativo.

Rotina - A rotina está presente diariamente no berçário, onde a troca de fraldas, o banho, o sono e a alimentação são essenciais e acontece quando colocamos em prática o que foi previsto, orientando a ação da criança, assegurando o seu dia-a-dia e possibilitando que ela situe-se em seu tempo espaço, portanto, acreditamos que a rotina é a base do berçário e precisa ser prazerosa para os bebês e educadores, composta por movimento e ritmo, ajudando a criança a prever ações e situar-se em relação aos acontecimentos.

Inserido neste contexto de rotina escolar, devemos considerar que o brincar é a atividade mais importante para o desenvolvimento infantil, mas desde que, de forma dirigida pelos educadores, proporcione aos bebês contato direto com materiais que favoreçam o reconhecimento das diferentes sensações, cores e formas. Deste modo, determinar momentos de brincadeiras dentro da rotina diária é indispensável para o desenvolvimento dos bebês.

Fernanda Astolfi - Diretora
97420-6367 | 3846-6717 
Av. Otávio Tasca, 621
Vila Santana - Vinhedo
Facebook: /escolaeducast
Instagram: @escolaeducast

Tags: educar


Adicionar comentário