Matéria

  • Home /
  • Tendência: Escadas com corrimão de vidro

Tendência: Escadas com corrimão de vidro

Tendência: Escadas com corrimão de vidro

O vidro se tornou uma peça importante e essencial para deixar a decoração da casa mais moderna e sofisticada. Esse material vem ganhando espaços nas escadarias, além de ser versátil e único, esse avanço é notado por meio de outros acessórios, como os corrimãos. 


Modelos versáteis e únicos de escadas: O corrimão de vidro é uma herança europeia e é um segmento que tem crescido muito no Brasil. Os clientes buscam exclusividade e elegância, e os fabricantes procuram essas exigências de forma que preserve tanto a beleza do item, como também o aumento do espaço da casa. Essa peça pode adquirir muitos acabamentos e é recomendado que acompanhe o estilo da escada ou do ambiente como um todo. Uma das coisas que mais chamam a atenção, é que o corrimão tem a sua fixação diretamente no vidro – podendo ser temperado ou laminado – deixam o ambiente mais harmônico e com aparência de amplitude.


As escadas com corrimão de vidro são uma grande atração para a decoração da sua casa. Além de lindas, dão muita personalidade ao ambiente, com seu design diferenciado e mais luminoso.
Vidro Laminado ou Temperado para corrimão?


Os dois tipos são visualmente iguais, mas cada um possui suas características:
Vidro temperado: esse tipo de vidro passa por um processo químico para aumentar a resistência e pode ficar até 5 vezes mais resistente que um vidro tradicional. No caso de o vidro quebrar, os cacos ficam menos cortantes.
Vidro laminado: já esse modelo é composto por duas placas de vidro e, entre elas, uma película de resina ou polivinil (PVB), que dá maior resistência ao material. Devido a essa composição, ao quebrar, os estilhaços ficam presos e o vidro não estoura.


Porém, a escolha do vidro deve partir depois de definir o tipo de projeto e por ser um material translúcido, o item se torna uma peça coringa em diferentes estilos de projetos e decorações; e pode ser incluído como uma proposta neutra para garantir segurança.


Escadas com corrimão de vidro x segurança: Segundo as normas de segurança NBR 9077 e 9050, a peça deve ter formato anatômico – e diâmetro de 3,5 cm a 5 cm para os modelos arredondados – estar a uma altura de 92cm do piso e afastada pelo menos 4 cm da parede. A fixação deve ser realizada pela parte de baixo, e não pela lateral, para facilitar o correr das mãos.


Não indicamos o uso de vidros sem corrimão, pois evita acidentes e machucados graves.


Recomendamos que para elaborar um projeto seguro, de qualidade, seja feita a contratação de uma empresa especializada em projeto e execução.

Tags: construir


Sobre o Autor

Adicionar comentário