Matéria

  • Home /
  • Vira-latas: mitos e verdades

Vira-latas: mitos e verdades

Vira-latas: mitos e verdades

Se tem uma coisa que os donos de vira-latas sabem bem é o quanto eles podem ser encantadores e verdadeiros amigos fiéis. Apesar da grande popularidade desse bichinho tão amado, ainda existem muitos mitos sobre eles, e se realmente são mais resistentes que os cães de raça, se vivem mais tempo e se podem comer qualquer coisa.


Os vira-latas, são aqueles provenientes da mistura de raças em seu código genético. Independe se o pai ou a mãe venham de linhagens puras, mas sim de raças diferentes. A maioria dos cachorros vira-latas já vem de misturas de raças e portes há muitas décadas. É importante saber que qualquer cachorro que não tenha pedigree – isto é, um animal o qual sua origem é desconhecida e/ou não venha de cruzamento da mesma raça – é classificado como vira-lata. 
Vira-latas: mitos e verdades


Vira-latas podem se alimentar de qualquer coisa: Mito, a alimentação dos animais deve ser balanceada sempre, independentemente de ter ou não uma raça. A melhor forma de descobrir qual a alimentação é a mais adequada para o um pet, sem dúvida, é por meio de uma conversa com o médico veterinário.


Ele levará em conta todos os aspectos nutricionais necessários para prevenir e manter o animal mais saudável e feliz. Ou seja, alguns tutores estão comprando comida de empresas especializadas em alimentação natural para pets, ou estão cozinhando em casa as refeições. Também é uma boa opção, mas, antes de mudar a maneira como alimentar um cão é importante conversar com o médico veterinário. 


Cada vira-lata tem uma personalidade diferente: Verdade, cada cãozinho é único. Caso a pessoa adote um pet cuja raça é reconhecida como agressiva, isso não significa necessariamente que este cão terá essa característica. Na verdade, a forma como o animal é criado e adestrado, fará toda a diferença. Então, pode-se dizer que cada cachorro terá a sua personalidade. Uns podem ser mais ciumentos e carentes, outros, podem ser mais sossegados e independentes. 


Cães vira-latas não possuem padrões: Verdade, têm em sua genética várias características, sejam elas comportamentais ou físicas. Por isso é tão comum encontrarmos vira-latas de portes diferentes – pequeno, médio e grande -, de cores e temperamentos diversos.

 
Os vira-latas vivem mais: Mito, não existem dados estatísticos que comprovem que o cão SRD vive mais que o que animal que possui alguma raça. Essa ideia de que eles podem viver por mais tempo se dá por causa da seleção natural dos animais que sobrevivem nas ruas. Ou seja, os mais fortes, que conseguem viver por mais tempo nas ruas, acabam passando essa característica para os seus filhotes e assim esse traço se perpetua. 


Portanto, diante de todos esses fatos, uma coisa podemos afirmar rapidamente: os cuidados com o seu cão, como levá-lo sempre a uma ao veterinário, dar a alimentação adequada, amor e carinho é que vão determinar seu tempo e qualidade de vida. 
        Por: Drª Livia Romeiro

Tags: Vida Animal


Adicionar comentário