Matéria

  • Home /
  • Acompanhamentos para queijo

Acompanhamentos para queijo

Acompanhamentos para queijo

Os queijos podem ser utilizados no preparo de diversos pratos, ele ainda é uma excelente opção de petisco, entrada ou mesmo sobremesa para o dia a dia ou ocasiões especiais.


O que podemos afirmar é que existem diversas possibilidades de acompanhamentos para queijos com opções para todos os gostos.


Confira nossas dicas para montar a tábua de queijos: 
    Acompanhamentos clássicos: Podem ser condimentos ou molhos que combinam bem com um certo tipo de queijo ou um alimento complementar que incrementa o sabor do laticínio. Pães, torradas e biscoitos são clássicos e sempre boas opções, não tem erro.


A depender do tipo de acompanhamento é possível servir os queijos tanto como petisco salgado quanto como sobremesa. 


    Acompanhamentos salgados para queijos: Servir os queijos com molhos ou alimentos salgados é sempre uma alternativa de prato simples e rápido de preparar, perfeito para um aperitivo ou noite de queijos e vinhos. O vinagre balsâmico, a mostarda e o azeite de oliva extra virgem são ótimas opções de acompanhamentos para queijo em quase todos os tipos de ocasião. Esses alimentos são ideais como acompanhamento para queijos como Parmigiano Reggiano ou parmesão, reino e Pecorino Romano.


Algumas carnes também podem servir como acompanhamentos para queijo. É o caso dos presuntos defumados, chouriços e salames. Uma tábua de frios com provolone e parmesão mesclada com defumados é uma boa alternativa de prato simples para um aperitivo ou como acompanhamento para salada.


    Acompanhamentos doces para queijos: Os queijos ficam ainda mais saborosos quando servidos com molhos doces e frutas. As sobremesas e pratos doces a base de queijo ficam deliciosos servidas com um vinho rosé. Geleias, marmeladas ou mel puro de qualidade podem ser servidos como acompanhamentos para queijo branco e variedades de sabor mais suave. Morango, uvas e damascos são boas opções de frutas. O coalho acompanhado de torradas e melaço é uma excelente alternativa de petisco doce com um toque nacional. 


    Acompanhamentos para fundue de queijos: Boas opções de queijo para fondue incluem gruyére, gouda, ementhal e claro, vale a pena investir em um vinho tinto ou branco que harmonize bem com o tipo de queijo escolhido. Para isso, existe uma variedade de tipos de vinhos adequados para acompanhar cada queijo.

Tags: Gastronomia


Artigos Relacionados

Sobre o Autor

Adicionar comentário