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Lição de casa interativa: Atividades práticas e aprendizagem híbrida são solução para o retorno às aulas

Lição de casa interativa: Atividades práticas e aprendizagem híbrida são solução para o retorno às aulas

Com videoaulas que trabalham competências ligadas à resolução criativa de problemas, o NAV Digital vira solução gratuita para que as escolas de todo o Brasil estimulem alunos a desenvolver o próprio processo de aprendizagem presencial e a distância 

Com o impacto da pandemia da Covid-19 na educação, a aprendizagem híbrida será uma solução indispensável para o retorno das escolas. Trata-se de uma abordagem mista que une o ensino presencial e a distância, permitindo que o aluno aprenda de forma on-line ou em sala de aula, interagindo com os colegas de classe e com o professor, estimulando o protagonismo dos estudantes na descoberta do próprio processo de aprendizagem. 


Intercalar aulas presenciais com o aprendizado digital se tornará uma realidade para as escolas após o isolamento, como uma maneira de reduzir e/ou intercalar o número de alunos nas salas e, assim, reduzir o risco de contaminação. Como solução para auxiliar as instituições na aprendizagem on-line, o Nave à Vela, empresa educacional de soluções maker, desenvolveu o NAV Digital, plataforma de atividades maker voltadas para estudantes do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental.


A plataforma é aberta a todas as escolas e adaptável à realidade de cada uma. As atividades desenvolvem a criatividade e outras competências complementares ao currículo tradicional, fazendo com que os alunos se tornem responsáveis pelo seu processo de aprendizado. Inspiradas na Cultura Maker, as videoaulas disponíveis trabalham competências ligadas à inovação, como a resolução criativa de problemas e realização de projetos, junto a competências socioemocionais, como autonomia, empatia e colaboração. Além disso, as aulas são planejadas em total sintonia com a BNCC (Base Nacional Comum Curricular).


As aulas têm 50 minutos de duração e contam com uma contextualização e curiosidades do assunto tratado, além de desafios baseados na ideia do “faça você mesmo” com o estímulo à colaboração e transmissão de informações entre grupos e pessoas.


As atividades, que envolvem desde a construção de um quadro da empatia para a expressão de sentimentos, passando pela montagem de um barquinho de papel para aplicar teorias da física e descobrir se ele flutua ou afunda, entre outras mais complexas, são feitas com materiais facilmente encontrados nas residências. Quando os materiais não estão à disposição do aluno, o programa também estimula a sua criatividade para encontrar soluções que revertam a situação e as restrições encontradas no caminho.


A ideia é inovar o sistema tradicional de ensino por meio da tecnologia e da criatividade. “O objetivo é que os dois processos de ensino se complementem e proporcionem uma aprendizagem mais eficaz e motivadora e que o NAV Digital possibilite toda a parte on-line desse processo. Os formatos virtuais e presenciais, por serem diferentes entre si, tornam mais dinâmicas e atrativas as atividades escolares, engajando ainda mais tanto os alunos quanto os professores”, afirma o Diretor de Pesquisa e Desenvolvimento do Nave à Vela, Bruno Ferrari.

Tags: Educar


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