Matéria

  • Home /
  • Carros do futuro: tendências que podem chegar em breve

Carros do futuro: tendências que podem chegar em breve

Carros do futuro: tendências que podem chegar em breve

Sustentabilidade, segurança, economia e conforto aspectos importantes na configuração do futuro da indústria. Com o tempo, esses fatores ganham força de mercado, principalmente a sustentabilidade, que é alavancada pela conscientização do consumidor. A expectativa final é de que esses carros ofereçam um hub seguro de entretenimento ou produtividade durante os deslocamentos.

Automação: um conceito que tem o objetivo de empregar inteligência contextual, sensorial e decisiva às decisões de um veículo. O objetivo dessa tecnologia é substituir completamente a intervenção humana na condução do automóvel. Até então, a indústria atravessa um período de transição rumo a essa tendência, pois nenhuma montadora alcançou a chamada automação plena, em que o veículo seguramente já substitua o motorista em 100% dos cenários de tráfego. Em um futuro em que a automação veicular alcança a plenitude, os automóveis serão revolucionados em sua forma de uso, de modo que as pessoas poderão utilizar os veículos como uma sala de estar, estudo ou trabalho durante os deslocamentos com plena segurança e conforto.

Eletrificação: Estamos falando de conceitos como sustentabilidade e responsabilidade socioambiental. Com o aprofundamento das questões climáticas acelerando na mesma velocidade que a conscientização do consumidor, é cada vez mais importante realizar a transição dos combustíveis fósseis para as fontes de energia renovável justamente porque isso resulta em emissão zero e maior economia. De momento, a eletrificação ainda é uma tecnologia relativamente cara, mesmo em mercados mais consolidados, como o norte-americano e o europeu. No entanto, conforme aumenta a adoção aos elétricos e a tecnologia passa a ser a norma, há uma tendência natural de harmonização dos preços.

Inteligência artificial: Aqui, falamos da conectividade inter veicular. Idealisticamente, é possível que os carros do futuro estejam conectados a uma mesma rede compartilhada de acordo com o seu posicionamento. Com isso, os veículos poderão comunicar entre si diferentes parâmetros como velocidade, distância e afins. Essa comunicação constante, complementada pela condução autônoma, poderá revolucionar o trânsito como conhecemos, reduzindo drasticamente o número de acidentes a quase zero, eliminando congestionamentos, aumentando a velocidade de tráfego e diminuindo os tempos de deslocamento.

Conectividade: é aqui que entram tecnologias vetores como o 5G, provendo sinal de alta qualidade para os veículos em todos os lugares. Além disso, a internet a bordo será aproveitada pelos ocupantes, os quais poderão conectar seus dispositivos eletrônicos para consumir mídia, trabalhar, estudar, jogar ou afins. De certa forma, o futuro automotivo está mais ligado ao entretenimento a bordo do que à experiência de condução.

O futuro da indústria automotiva será repleto de novidades, lançamentos, tecnologias e curiosidades. No fim das contas, os veículos se tornarão ainda mais competentes em fazer o que sempre fizeram, além de oferecerem cada vez mais funcionalidades que vão liberar muito tempo das pessoas para outras atividades.

Carro voador
Um antigo sonho da civilização moderna. Junto a Uber, a Hyundai está desenvolvendo o S-A1, um táxi aéreo para agilizar o deslocamento em grandes metrópoles. De certa forma, o carro voador está mais próximo de um drone do que de um automóvel convencional. No entanto, isso não muda o fato de que estamos cada vez mais próximos de popularizar essa tecnologia que sempre foi reverenciada pela cultura pop.

Tags: Velocidade


Sobre o Autor

Adicionar comentário