Matéria

  • Home /
  • Farinhas sem glúten - Conheça as opções para substituir a farinha de trigo

Farinhas sem glúten - Conheça as opções para substituir a farinha de trigo

Farinhas sem glúten - Conheça as opções para substituir a farinha de trigo

Substituir a farinha de trigo por farinhas sem glúten em pães, massas, tortas e uma infinidade de outras receitas é imprescindível para os celíacos – pessoas que não conseguem digerir o glúten (proteína do trigo) e, por isso, correm até risco de vida caso comam alimentos que contêm a substância na composição ou apenas traços dela. Bem menos grave, a sensibilidade ao glúten exige controle no consumo. Um sinal é a barriga estufar logo depois de um pedaço de pizza. Você nunca teve problema com essa proteína? Mesmo assim, modere na quantidade: a longo prazo, o excesso pode inflamar o organismo e desencadear uma série de doenças.

É possível fazer ou comprar farinha de amêndoas, castanhas e até batatas, além de vários outros diferentes tipos de grãos.

Farinha de Amêndoa: Moída a partir de nozes cruas, é rica em proteína, vitaminas, cálcio, fibra e gorduras, tornando-a a mais nutritiva de todas. Ela produz cores suaves, leves e seu alto teor proteico substitui facilmente as proteínas deficientes no cozimento sem glúten. Ela combina bem com frutas cítricas e chocolate. Se a receita não exigir especificamente amêndoa, faça uma mistura de 70% de farinha de amêndoas e 30% arroz, ou 40% amêndoas, 30% arroz e 30% aveia.

Farinha de Aveia: É rica em fibras e contém proteína vegetal chamada globulina, que imita o papel que o glúten desempenha na farinha comum, criando uma massa leve e macia. A farinha de aveia funciona bem em receitas que exigem sabor suave e levemente adocicado. Evite adicionar muitos ingredientes pesados e pegajosos como bananas. Adicione um agente de fermentação, como fermento em pó, para que a preparação cresça e produza uma textura crocante.

Farinha de Coco: A farinha de coco é muito densa, feita com carne de coco seca. Normalmente não substitui bem em receitas usando uma proporção de 1:1, e quase sempre se beneficia de ter um ovo na mistura. É rico em fibras e mais absorvente do que a maioria das outras misturas. Funciona bem em receitas que usam ovos, como panquecas de ovo e banana.

Farinha de Arroz Integral: A farinha de arroz integral é ótima para misturas em geral, mas não é indicada para substituir farinhas tradicionais na proporção 1:1, mas funciona muito bem quando misturada com outras farinhas sem glúten como aveia e amêndoas. Já a farinha de arroz branco é mais clara que a integral, mas também não é indicada para substituir farinhas tradicionais na proporção 1:1 nas receitas. O ideal é fazer uma mistura com outras farinhas sem glúten.

Tags: Gastronomia


Artigos Relacionados

Sobre o Autor

Adicionar comentário