Matéria

  • Home /
  • Medicina Veterinária Integrativa

Medicina Veterinária Integrativa

Medicina Veterinária Integrativa

O conceito de medicina integrativa é relativamente novo, mas já vem revolucionando o tratamento de todas as espécies de animais. É a medicina do futuro, tanto para o ser humano como para o animal, porque traz uma abordagem mais ampla de cura, já que faz a integração do que há de melhor na medicina convencional com terapias complementares e alternativas existentes e cientificamente comprovadas.

Assim é também com a Medicina Veterinária Integrativa que tem, como propósito, olhar o paciente como um todo, ou seja, trata o paciente e não somente a doença e, como finalidade, promover a saúde, recuperar o equilíbrio físico, emocional, estrutural e energético do animal tendo como base a habilidade inata de seu corpo para se curar.

Nossos pets hoje conquistaram o espaço de membro da família e essa nova posição traz suas consequências—a proximidade do ambiente familiar e de seus tutores faz com que captem em maior escala as energias do ambiente em que vivem. Desta forma, a medicina integrativa leva em consideração, no seu plano de tratamento individualizado, além da personalidade do indivíduo, a estrutura física, a saúde e o tipo de nutrição, também as emoções vivenciadas no ambiente familiar.

As técnicas usadas pela medicina integrativa são mais naturais e menos invasivas, entre elas estão acupuntura, homeopatia, florais, medicina quântica, cromoterapia, nutrição terapêutica, fitoterapia, cannabis medicinal, aromaterapia, Heiki, ozonioterapia, laserterapia, fitoterapia chinesa e outras.

A médica veterinária Pâmela Bernardes percebeu que não fazia mais sentido tratar seus pacientes dentro daquele modelo fragmentado do sistema médico veterinário convencional, como exemplo, ela diz, “Quando pensamos em doenças crônicas devemos enxergar um indivíduo como um todo. Muitas vezes problemas em um determinado órgão, tal como, as alergias de pele, estão acompanhados de alimentação incorreta, disbiose intestinal, déficits de vitaminas e minerais. Para isso, usamos terapias que visam tratar a pele e também todo o sistema envolvido na patologia em questão, lembrando ainda que a fisiologia, a bioquímica e os antepassados evolutivos daquela espécie também devem ser levados em consideração”.  A paixão pela medicina integrativa levou a Dra. Pâmela a aprimorar-se em ozonioterapia, alimentação natural e medicina nutracêutica, biorressonância quântica, viscum álbum, cannabis medicinal e laserterapia.

A Dra. Pâmela Bernardes atende, com horário marcado, no consultório da PETQUALI que fica na Avenida Flamengo 970, Bosque, Vinhedo, telefone 19.97825.1111.

Dra Pâmela Bernardes
Médica Veterinária - Medicina Veterinária Integrativa

Av. Flamengo, 970, Bosque - Vinhedo
(19) 97825-1111
[email protected]

Instagram: @petquali

Tags: Vida Animal


Sobre o Autor

Adicionar comentário