Matéria

  • Home /
  • Lareiras: Dicas e inspirações para diferentes ambientes

Lareiras: Dicas e inspirações para diferentes ambientes

Lareiras: Dicas e inspirações para diferentes ambientes

Dos modelos sob medida às opções portáteis, oferecem aconchego e um estilo único à decoração.

Aquecer o ambiente, deixá-lo mais aconchegante, proporcionar estilo e conforto ao projeto são   apenas algumas de suas atribuições e elas têm conquistado cada vez mais o coração dos brasileiros. Entre tantas opções – as portáteis elétricas, a gás, tradicionais a lenha ou ecológicas –, hoje em dia é possível ter sua própria lareira em casa, sem bagunça nem quebra-quebra. Por isso, confira algumas dicas e inspirações!

Acerte na escolha do revestimento: A presença do fogo pode gerar faíscas que, em contato com carpetes ou tapetes, podem resultar em incêndios, por isso, o ideal é recorrer aos pisos cerâmicos ou porcelanatos perto da lareira, em vez de tecidos ou tramas inflamáveis. Outra opção válida é usar as telas de proteção na parte da frente da lareira. É importante também conversar com o fornecedor do revestimento antes da execução para saber como o material escolhido reage ao calor do fogo, alguns podem trincar com a dilatação do calor.

De olho nas medidas: De um modo geral, a instalação de todos os modelos pode ser feita na mesma altura: 40 cm do piso para que a chama esteja confortável para a visualização dos moradores. Porém, o tamanho do nicho pode variar de acordo com o tipo de lareira eleita. Para o modelo a lenha, o indicado é 45 cm para a chama, enquanto as versões ecológicas pedem entre 60 e 70 cm a altura do nicho. Escolha do abastecimento da lareira

Lareira à lenha: Abastecida com lenha, a lareira tradicional precisa de mão de obra especializada para sua execução e requer a execução de chaminé ou duto de exaustão para a saída da fumaça. Por isso, precisa ser pensada durante a construção da residência, caso contrário, a sua concepção posterior demandará uma grande reforma na estrutura do ambiente. Além do projeto para a execução desejada, no mercado ainda é possível encontrar modelos pré-fabricados de alvenaria, metal ou concreto.

Lareira ecológica: Este tipo de lareira usa o etanol ou gel fluído como combustível e é extremamente fácil de instalar, podendo até ser portátil. Como ponto positivo para sua adoção está o fato de ser ecologicamente correta por não produzir fumaça, resíduos ou inalantes. É perfeita para quem mora em apartamento ou não deseja promover uma grande obra –a escolha ainda dispensa a necessidade de prever chaminé ou tubulações específicas.

Lareira a gás: O modelo dispensa o uso de dutos de exaustão e é de fácil manuseio, se tornando tão prática como acender uma boca de fogão, alguns modelos podem ser acionados até mesmo por controle remoto. Antes de comprar, recomenda-se verificar qual o tipo de alimentação a gás está disponível no imóvel, tendo em vista que o modelo precisa ser compatível.
Por: dc33 Comunicação

Tags: Decorar


Sobre o Autor

Adicionar comentário