Matéria

  • Home /
  • Como combinar massas e molhos

Como combinar massas e molhos

Como combinar massas e molhos

Desconfio de que o uso da expressão “isso é muito massa” para falar de algo bacana tenha origem no prato de comida. Afinal, massa é algo tão bom que precisou ser transformado em adjetivo. Mas, devaneios à parte, esse alimento é uma das heranças italianas que mais fazem parte do cardápio dos brasileiros.

Em dias comuns ou para refeições elaboradas, o insumo é versátil, saboroso e aparece em diferentes versões. E como fazer a união ideal? Elaboramos um breve guia para ajudar na hora de combinar massas e molhos. Acredite, há sempre um motivo para servir um spaghetti com molho bolonhesa. Mas, lembre-se, não há regras na gastronomia. A cozinha é sempre um espaço de descobertas e de novas experiências.

Fusilli e Penne: Por serem curtas, com curvas e buracos, esses tipos de massa combinam melhor com molhos encorpados e cremosos, como bolonhesa e os à base de queijo e legumes salteados.

Capellini: Conhecido como cabelo de anjo, essa massa combina com molhos leves e simples, como ao sugo, bechamel e sopas. Outra boa dica é servi-lo recheado e gratinado no forno.

Ravioli, Conchiglione e Caneloni: São da família das massas “recheadas”. Neste caso, a sugestão é que se os recheios levarem carne vermelha, os molhos devem ser simples (ao sugo, alfredo ou bechamel). Se for com carne branca, um preparo de quatro queijos cai muito bem.

Fettuccine: Parece um espaguete, só que é mais achatado. Essa é uma das massas mais versáteis e vai muito bem com todos os molhos. Mas, geralmente, é servida com ragu de carne ou de frango.

Bucatini: É um espaguete grosso com um buraco no meio, que parece um canudinho. Costuma ser acompanhado pelos molhos alfredo, puttanesca ou pesto.

Farfalle: A famosa gravatinha ou borboleta, por ser uma massa curta, é uma excelente protagonista para saladas e para um molho com salmão.

Spaghetti, linguine e talharim: O ideal é combinar com molhos mais líquidos, que se incorporam melhor em massas longas. Vão muito bem com pesto, sugo, bolonhesa, carbonara, alfredo e frutos do mar.

Tags: Gastronomia


Artigos Relacionados

Sobre o Autor

Adicionar comentário