Matéria

  • Home /
  • Frio: Sinais e Ações

Frio: Sinais e Ações

Frio: Sinais e Ações

No inverno, os cachorros dormem mais e ficam mais quietos.

Como a temperatura do corpo cai de 1 a 2 graus enquanto os cães dormem, o frio é um ótimo indutor de sono. Além disso, pelo fato de serem animais homeotermos (ou seja, manterem a temperatura do corpo constante – entre 38,5 e 39,5 graus –, independentemente da temperatura externa), suas células precisam funcionar constantemente como verdadeiras “usinas térmicas”.

Grande parte das calorias ingeridas é convertida em calor, quando está frio, esta produção de calor precisa ser maior, para que ele mantenha sua temperatura corporal constante; portanto, ficar mais quietinho é uma forma de minimizar o desperdício de energia pelo corpo. Disponibilizar cobertores e mantas e proteger o cão de ambientes abertos – se ele dorme em área externa, por exemplo, é interessante providenciar casinha com papelão no chão, evite empacotá-lo demais com roupas ou muitas cobertas; além de causar desconforto, isso pode torná-lo cada vez menos resistente ao frio, sendo que o ideal é sempre aumentar a adaptabilidade do cão ao ambiente em que vive.

Um cuidado especial deve se voltar aos cães idosos, pelo fato de comumente terem doenças articulares. Elas costumam piorar no frio porque o cachorro fica mais quieto e encolhido, contraindo muito a musculatura. Por isso é importante estimular seus movimentos. E, por falar em movimento, um ponto que causa questionamento é manter ou não os passeios diários nesta época do ano. A atividade física é recomendada, pois eleva a temperatura do corpo, além de produzir inúmeros efeitos benéficos à saúde.

Fonte: Camilli Chamone, consultora sobre bem-estar e comportamento canino, de Belo Horizonte (MG)

Tags: Vida Animal


Sobre o Autor

Adicionar comentário