Matéria

  • Home /
  • Ingredientes mais tradicionais usados na festa de fim de ano

Ingredientes mais tradicionais usados na festa de fim de ano

Ingredientes mais tradicionais usados na festa de fim de ano

São tantos pratos deliciosos que fica difícil resistir. Quem está fazendo uma listinha do que vai servir na noite de Natal e Ano Novo não pode esquecer os ingredientes tradicionais. Confira:

Lentilha: A lentilha ganhou um espaço único na ceia do final do ano. A versatilidade deste grão permite que ele seja utilizado em diferentes receitas. Dentre elas temos a salada e o arroz de lentilha. Dizem que ela dá sorte, então, não custa nada arriscar e começar o ano novo com o pé direito.

Tender: Esta é outra tradição das festas de final de ano. O tender já vem praticamente pronto na embalagem. Basta seguir as instruções na hora de assar. Mas, claro que você pode acrescentar o tempero da sua preferência.

Usar frutas como a laranja, abacaxi ou ameixa cria um sabor mais contrastante e, para complementar, uma farofa de bacon.

Bacalhau: O bacalhau é o peixe mais procurado no final do ano. Pode ser utilizado em diversos pratos: saladas, farofas, cozido, tortas, pode ser feito no forno etc.. Além de bastante saboroso, é muito saudável!
Peru: Carne branca é a mais comum nas festas de fim de ano. O peru, então, é prático típico. Além de ser servido como prato principal, o peru também pode ser um ingrediente de saladas e entrar como aperitivo, antes do jantar.

Rabanada: A rabanada é tradição aqui e fora do Brasil também. Os ingredientes e o preparo são muito simples. É, basicamente, pão embebido em ovo, leite e açúcar. Depois disso, basta fritar ou assar o pão e passá-lo numa mistura de açúcar e canela.

Saladas: A salada crua ou cozida dá frescor e sabor à ceia. É um ótimo acompanhamento e muito saudável. Dentre os ingredientes temos a rúcula, agrião, lentilha, frutas, nozes e castanha do Pará para dar crocância e mais sabor.

Frutas: Frutas não podem faltar. Leves, doces, cheirosas e saborosas, delas são feitas as saladas e os doces. Acompanham o churrasco e até os pratos quentes. Mamão e abacaxi são digestivos e ótimos para sobremesa.
Uma fruta muito comum nesta época do ano é a uva-passa. Ela está no panetone, na salada, no arroz, na farofa e onde mais a sua imaginação e o seu paladar permitirem. 

Nozes: Assim como a castanha do Pará, são ricas em nutrientes antioxidantes e vitaminas. Não é preciso consumir em excesso para usufruir dos benefícios. Nas festas de fim de ano, as nozes podem ser servidas como petisco, ingrediente crocante da salada ou acompanhando carnes brancas.

Panetone: é uma espécie de bolo trufado que, com o passar do tempo, tem ganhado muitas variações. Em vez de frutas cristalizadas, pode ser encontrado com gotas de chocolate, o delicioso chocotone.

Farofa: A farofa é um prato bastante simples, porém delicioso. Pode ser feita com itens variados e até com tipos diferentes de farinha. Alguns ingredientes básicos são linguiça, bacon, ovo e camarão. 

Champanhe: Depois de tanta comida, é hora da bebida. O champanhe é a bebida mais tradicional das comemorações de fim de ano. Com ele, as pessoas brindam a festa, o momento de confraternização e a chegada de mais um ano. Pode ser apreciado como um aperitivo, antes do jantar, ou como acompanhamento. No entanto, mais interessante mesmo é estourar a bebida na hora da queima de fogos para receber o ano novo com bastante alegria.

Tags: Gastronomia


Artigos Relacionados

Adicionar comentário